Cultura

Anzac Day

Dia 25 de abril é comemorado o ANZAC Day, dia para relembrar a atuação dos soldados australianos e neozelandeses na Primeira Guerra Mundial. À princípio a data era para honrar as mortes na batalha de Gallipoli, na Túrquia, onde muitos morreram, porém, agora o significado se expandiu para  a guerra inteira. Todo ano tem uma comemoração no Auckland Domain, um parque onde está localizado o Museu Memorial da Guerra.

Os kiwis começam a se preparar uma semana antes do ANZAC Day. Vi várias pessoas usando broches da flor simbólica da data (essa aí da foto!) nas ruas. No Museu, é exibido um filme com imagens da guerra e curiosidades sobre o conflito por cinco noites. Foram mais de 2.000 soldados mortos nos combates e aproximadamente 100 mil pessoas mandadas para a guerra. Num país tão pequeno como a NZ, esse número é bem alto! Os kiwis sentem muito orgulho dos soldados e tratam esta data com muito respeito.

Fui assistir o filme no dia 24 de abril. Cheguei um tanto atrasada (como sempre) e fiquei apenas uns 20 minutos por causa do frio. Muitas famílias estavam na frente do museu, sentadas em cobertores e com cestas de picnic, como se fosse um evento familiar mesmo. O filme passou num loop das 18 às 22 horas. São 15 minutos de imagens dos soldados na guerra, dos acampamentos, das trincheiras, e hospitais improvisados. Foi uma experiência legal e usar o museu como ‘tela’ é uma ideia bem diferente!

Anzac Day - Auckland

Anzac Day - Auckland

No dia 25 são feitas várias celebrações no Auckland Domain para prestigiar os soldados e ensinar os mais jovens sobre a guerra através de teatros e outras atividades. Elas começam bem cedo, às seis da manhã, para honrar o momento em que os soldados chegaram na Túrquia (ou o horário que a batalha começou. Meu inglês falhou durante a tradução ~hehe). Na frente do museu são colocadas cruzes brancas para simbolizar cada soldado. Elas começam a ser colocadas uns dias antes até chegar nos 2.000 no ANZAC Day.

Auckland - Anzac Day

Foto: Phil Walter.

Duas curiosidades…

Um costume comum desta época é comer os ANZAC biscuits. É tipo um cookie de aveia com coco bem gostoso. Durante a guerra, as esposas dos soldados mandavam esse biscoito em especial porque os ingredientes demoravam para estragar. Eles também era vendidos por instituições para levantar dinheiro para as despesas de guerra. Você pode comprar os biscoitos durante todo o ano, mas é mais especial nesta data! A minha host mother da homestay, que já falei sobre aqui, me contou que sempre comprava no ANZAC Day.

Esta florzinha vermelha simpática chamada poppy não é especial do ANZAC Day, mas um símbolo de ‘lembrança’ (outra vez meu inglês zoando a tradução) da primeira guerra. Ela é utilizada pelo Canadá, Inglaterra, Africa do Sul, Estados Unidos e a NZ, claro. A poppy simboliza um ‘descanço pacífico’, ou seja, o famoso descanse em paz.

Anzac Day - Auckland

Um dos muitos monumentos em homenagem aos soldados.

Anzac Day - Auckland

Espero que tenham gostado deste pedaçinho de informação sobre esta data tão importante para os kiwis. Eu gosto de história e passei a me interessar por guerras e conflitos desde que fiz meu TCC, em 2015, sobre a mídia nas guerras do Vietnã e do Golfo. Estava muito curiosa para entender a comemoração do ANZAC Day, e fico feliz de ter participado mesmo que pouco.

Beijos,
Nath.

7 Comments

  1. Camila Faria

    4 de maio de 2017 at 07:36

    Oi Nath, achei linda essa projeção do filme do museu. Deve ter sido incrível ver tudo isso ao vivo, emocionante!

    1. Nath

      7 de maio de 2017 at 18:11

      Foi bem emocionante mesmo, adorei a experiência!

  2. Natalha

    4 de maio de 2017 at 11:24

    Olá , eu estou adorando visitar seu blog, e ler os seus posts…. São muitos legais, e interessantes…. Sempre estou passando aqui para desfrutar de seus posts…..

    Parabéns !!!!

    1. Nath

      7 de maio de 2017 at 18:12

      Oi!
      Muito obrigada pelos elogios, fico muito feliz que vc esteja gostando! 😀
      Continue aparecendo por aqui ♥

  3. Jade Amorim

    8 de maio de 2017 at 06:18

    Menina, que post incrível. Eu acho incrível como várias culturas tem esse respeito e essa memória pelos mortos em guerra.
    Que bom que você pode presenciar essa homenagem.

    Beijos

    1. Nath

      8 de maio de 2017 at 23:37

      Fico feliz que você tenha gostado, Jade <3

  4. Alê

    26 de julho de 2017 at 08:42

    Que interessante, Nath! Aqui na Ucrânia essa mesma flor é usada na celebração do Dia da Vitória, comemorada no dia 9 de maio. Celebra-se a vitória da União Soviética na Segunda Guerra Mundial. O museu iluminado com essa luz vermelha me lembrou demais a Universidade Taras Shevchenko aqui em Kiev. Ela é vermelha, mas a noite ainda tem a iluminação e a fachada é muito parecida com a desse museu. Que engraçado essas semelhanças em países tão distintos e distantes!

Leave a Reply