Cultura

As oferendas hindu de Bali

Uma coisa que me chamou muita atenção durante minha viagem para Bali em fevereiro foram as oferendas colocadas com muito cuidado em todos os cantos da ilha. Hotéis, restaurantes, templos. Nas ruas, na grama, nas calçadas, nas estátuas. Fui procurar mais sobre o assunto e decidi compartilhar um pouco dos meus achados com vocês!

Nos hotéis em que fiquei observei que todas as manhãs funcionárias andavam pela estrutura com uma bandeja de oferendas. Arroz, flores, incenso, chocolate, cigarro, dinheiro. São oferendas para os deuses hindus. Elas são feitas à mão, uma a uma, e geralmente são necessárias no mínimo 20 oferendas para uma casa. Em templos, são milhares.

Elas são distribuídas três vezes ao dia exclusivamente por mulheres. Homens não podem fazer esse ritual e precisam ter uma mulher na casa ou no local para fazer por eles. As mulheres também são as que preparam as oferendas ao longo do dia. Elas repetem esses passos todos os dias.

Bali - Hinduismo Oferendas

Conversando com balineses, aprendi que as oferendas são pedidos de ajuda, proteção e boa sorte aos deuses. Elas também são para espantar maus espíritos e energias negativas. Além disso, servem para agradecer bênçãos. Gratidão é muito importante para os balineses, e eles agradecem por tudo. Esbarramos numa balinesa numa loja e ela comentou que o irmão dela foi para o Brasil quando nós falamos que éramos brasileiras. Ela sorriu e disse: “Gratidão por ter me permitido vê-las hoje”, como se estivesse agradecendo aos deuses por aquele encontro.

Bali - Hinduismo Oferendas

Sempre fui muito curiosa sobre o mundo em si e religião é um dos assuntos que gostaria de estudar mais. Não acredito no absolutismo de uma determinada religião (seja lá qual for) justamente por existir tantas maneiras de crer ao redor do mundo. Todas devem ser respeitadas. Espero que vocês tenham achado esse pedaçinho de informação interessante!

Beijos,
Nath.

 

4 Comments

  1. Camila Faria

    10 de junho de 2017 at 09:33

    Achei super interessante sim Nath ~ e as oferendas são lindas, né? Dá até vontade de saber um pouco mais, entender melhor toda a história por trás da tradição. <3

    1. Nath

      27 de junho de 2017 at 11:57

      Sim, elas são muito bonitas por isso chamam tanta atenção, especialmente da gente que não conhece muito da religião! haha

  2. Jade Amorim

    12 de junho de 2017 at 06:17

    Menina, assim como você eu acho religião algo muito interessante, todas elas! Tava inclusive conversando com um amigo sobre como eu fui atrás de conhecer várias ao longo dos anos.
    Adorei conhecer um pouco mais sobre os balineses!

    Beijos!

    1. Nath

      27 de junho de 2017 at 11:58

      Eu conheço várias também <3 É muito interessante estudar sobre elas, especialmente porque você começa a entender que a 'base' das crenças são muito parecidas.

Leave a Reply