Nova Zelândia

A Caverna de Waitomo e os Glowworms

Neste final de semana, conheci uma das três  atrações turísticas mais populares da Ilha Norte: a Caverna de Waitomo. Fui com uma agência de turismo, a Mana Tours, onde trabalham muitos brasileiros, em um bate e volta. Acabei conhecendo duas brasileiras lá e conversamos durante a viagem inteira praticamente.

A Caverna de Waitomo é o lar dos glowworms — algo como ‘inseto que brilha’ — e fica há quatro horas de viagem de Auckland. Nós paramos no caminho para tomar café próximo ao maior lago da Nova Zelândia e seguimos viagem até Waitomo. Os glowworms são como moscas. Na fase de larva, eles têm uma cauda e a pontinha dela emite uma luz azulada, como os vagalumes, formando um céu estrelado no topo da caverna. As larvas viram moscas após nove meses e só sobrevivem por cinco dias. O ciclo de vida dos glowworms é de 11 meses e, por isso, é possível visitar a caverna durante o ano inteiro.

Eu nunca tinha entrado em uma caverna antes. Nossa guia explicou que antigamente, quando não tinha passarelas, escadas e iluminação, o passeio durava seis horas e era feito a luz de velas e lanternas. Felizmente, agora é possível andar pela caverna e ver os glowworms em 45 minutos. A caverna é bem bonita, as rochas são beges, quase brancas, e é bem silencioso lá dentro. Não se pode tirar fotos, com flash ou sem, dentro da caverna porque a luz não é muito boa para os glowworms.

Depois de andarmos um pouco pela caverna e conhecermos um pouco da história dela, fomos para um passeio de barco até a saída onde vimos uma infinidade de glowworms. Essa é a melhor parte da tour, pois todos ficam em silêncio, admirando as ‘estrelas’ na escuridão. O passeio de barco é bem rapidinho, dura mais ou menos 15 minutos, e logo nós saímos da caverna e continuamos o resto da tour.

Além deste passeio, também dá para fazer rafting dentro da caverna, indo por outro caminho. No site tem todas as informações! O ingresso é 51 dólares neozelandeses para adultos. O preço pode ficar mais baratinho se juntar com passeios para outras cavernas da região.

Glowworms Nz

Fonte: boredpanda.com

Glowworms Nz

Fonte: boredpanda.com

Glowworms Nz

Fonte: boredpanda.com

Essas linhas azuladas são uma espécie de teia usadas para capturar comida. Os glowworms comem outros insetos pequenos e moscas.

KIWI HOUSE

Kiwi House

A Kiwi House é um aviário onde se pode ver o pássaro símbolo da NZ, o Kiwi. Maaaas vou logo avisando que é bem difícil encontrá-lo. O Kiwi é noturno, então o ambiente onde ele fica é bem escuro e o fato de ele ser marrom não ajuda os nossos olhos. Consegui ver uma sombra se movendo que vagamente parecia o Kiwi e foi isso. Um tanto decepcionante, mas tudo bem. Não dá para forçar o Kiwi a aparecer, né?

Beijos,
Nath.

Leave a Reply