Nova Zelândia

Como é estudar inglês na Nova Zelândia?

Ultimamente a NZ tem recebido muitos brasileiros para estudar inglês. Algumas pessoas me perguntam se vale mesmo a pena vir pra cá, tão longe do Brasil, para ficar temporariamente. Sinceramente, a decisão de estudar em outro país é bem pessoal porque depende do gosto de cada um. A NZ tem muitas opções de escolas de inglês e o país  tem se adaptado cada vez as necessidades dos estudantes.

Escolas de inglês

A maioria dos estudantes vem para Auckland por ser a maior cidade e ter muitas escolas. A minha dica é procurar muito sobre a escola antes de fechar qualquer negócio com a agência de intercâmbio. Se você não sabe nada de inglês, as aulas são muito boas, mas se você tiver uma noção e quiser uma coisa mais avançada é melhor procurar uma escola muito boa. A maioria empaca em um certo nível e se você for estudar por seis meses no país, irá ficar entediado.

Você pode pesquisar sobre as qualificações da escola no site da NZQA, que é um órgão de educação do país. Eles avaliam a qualidade das escolas utilizando vários fatores, como desempenho dos estudantes e conteúdo das aulas. As categorias 1 e 2 são as melhores enquanto as 3 e 4 são ruins.

É importante saber onde você irá estudar porque é um grande investimento e ninguém quer desperdiçar a chance de estudar em outro país, né? A minha escola era categoria 1, mas, ainda assim, o meu curso não era dos melhores. Já o curso de inglês era bom.

Outra coisa importante é prestar atenção nos preços. Através de uma agência de intercâmbio, você tem mais conforto e toda a burocracia feita para você. Mas aplicar para um visto de estudante não é nada difícil e qualquer um é capaz de fazer isso, hein! As agências cobram a mais e se você entrar em contato diretamente com a escola o preço vai ser bem mais barato. A maioria das escolas aqui tem funcionários brasileiros, então é super possível entrar em contato com algum deles.

Algumas escolas de inglês conhecidas aqui são:

Auckland

NZLC
CCEL
Cornell
Worldwide School of English
LSI
Duke Institute of Studies
NZIE

Mount Maunganui

Mount Maunganui Language Centre

Wellington

NZLC
Campbell
Elite Management School
English New Zealand  – Informações sobre a cidade e escolas.

Queenstown

SLEC
Southern English School
ABC College of English
Languagues School

NZIE - escolas de inglês NZ

Empregos

Senti que meu inglês melhorou muito quando comecei a trabalhar.

Interagir com pessoas quase que diariamente é uma ótima forma de praticar o inglês e aprender palavras novas. Na Nova Zelândia, estudantes podem trabalhar 20 horas por semana e é fácil de encontrar emprego em restaurantes, hotéis e cafés. Tenha em mente que para um estudante a média de gastos por mês é de 1200 dólares neozelandeses. No entanto, esse valor é apenas o suficiente para você sobreviver. Se quiser viajar, irá gastar mais.

É claro que para trabalhar você precisa ter um inglês OK para poder, pelo menos, entender o que as pessoas falam. A maioria dos kiwis são pacientes, mas já tive exeperiências com clientes que ficaram irritados por eu não saber o idioma.

Alguns sites para procurar emprego:

SEEK
Trade Me
Indeed
Student Job Search – especialmente para estudantes.

Se você está à procura de um emprego na área de turismo, vale também levar o currículo pessoalmente. É bem mais fácil receber uma resposta dessa maneira!

Acomodação

Eu já falei sobre minha experiência dividindo casa na NZ aqui. Como estudante, provavelmente você irá passar alguns meses ou semanas em uma casa de família. Até se você não fechar com uma agência de intercâmbio é possível encontrar homestays. A maioria das escolas tem um departamento especialmente para isso, com funcionários que escolhem a melhor família para você dependendo do seu perfil.

Amigos estrangeiros

Ter amigos estrangeiros é muuuito bom para praticar o inglês.

Como na NZ ainda tem bastante brasileiro, se você quiser aprender o idioma terá que dar uma fugida deles. Ou, pelo menos, combinar de falar inglês a maior parte do dia. Eu sei que é meio chato. Nos intervalos das aulas, eu sempre falava em português com as minhas amigas. Mas, no fim, compensa e você notará uma melhora significante no seu inglês.

Como tem muitos estrangeiros aqui, é fácil encontrar pessoas dispostas a praticar. Algumas igrejas tem grupos de estudante gratuitos para quem quiser aprender — não precisa frequentar a igreja se não quiser. No site Meet Up , há vários grupos de estudos que se reunem semanalmente. Basta apenas se inscrever e comparecer no local, que geralmente é um café bem gostoso.

Outra opção é participar do Toastmasters, um grupo voltado para melhorar a habilidade de falar em público. Para o inglês, é muito, muito bom. A cada sessão você tem que contar algo sobre você ou falar de uma tema proposto pelo grupo. Algumas reuniões são grátis e outras é preciso pagar mensalidade.

No fim, vale a pena?

Se você estiver disposto a vir para o outro lado do mundo, sim. Lembrando que é obrigatório pesquisar sobre o clima, a comida, a cultural e as pessoas do país antes de vir. No geral, os kiwis são muito receptivos pela quantidade de estrangeiros vivendo no país. A NZ é um país ótimo para viajantes aventureiros, mas não para quem curte baladas e festas, já que as pessoas são mais reservadas e gostam mesmo é de silêncio.

No fim, o fator mais importante é a sua afinidade pelo país.

Conheci brasileiros que vieram pra cá com uma ideia totalmente diferente do país. Ficaram frustrados porque a NZ não era do jeito que eles gostariam, mas quem tem a obrigação de mudar quando chega em um país novo é você. A NZ sempre foi e sempre será a NZ e só mudará se os kiwis quiserem, não você, um morador temporário. Por isso, é bom ter todas as informações possíveis antes de comprar a passagem.

Beijos,
Nath.

8 Comments

  1. Jade Amorim

    6 de novembro de 2017 at 14:32

    Nath, uma coisa que eu fico meio preocupada é que o inglês neozelandês não é muito gritante em relação ao dos EUA e Inglaterra? Eu conheci um neozelandês uma vez e o sotaque dele era absurdo, eu quase não entendia nada, e olha que eu conversava com outras descendências numa boa.
    De resto, você saberia me dizer mais ou menos quanto que uma pessoa gasta pra fazer uma viagem dessas? Na minha ideia é um gasto enorme, mas talvez nem seja.

    Beijos!

    1. Nath

      6 de novembro de 2017 at 14:53

      Oi Jade!

      Eu sempre achei o ingês americano mais ~~importante~~ por motivos bestas, mas hoje vejo que a maioria dos países de língua inglesa falam inglês da Inglaterra ou uma variação dele. Ou seja, cada um tem umas palavras diferentes, mas todos são beeeem parecidos com o da Inglaterra, menos o americano. O inglês daqui é basicamente o inglês britânico com algumas palavras a mais, como se fosse o português de Portual e do Brasil, por exemplo.

      A questão do sotaque é o costume mesmo. Eu não entendia nada quando cheguei aqui e nossa, os australianos eram os piores hahaha Mas hoje eu entendo todo mundo quase que perfeitamente. Você tem que acostumar com o sotaque até que ele seja ‘normal’.

      Ahh, eu nem falei muito de preços no post, né? Entao, geralmente um curso de inglês sai entre 3.000 a 8.000 doláres neozelandeses. Dependendo do tipo de curso, da escola, do local, de quanto tempo você vai fazer. Tem uma taxa extra de homestay, que você pode pagar apenas duas semanas ou um mês, que geralmente sai uns 400$ a 800$. Por semana, uma homestay é entre 200$ a 240$. Acho que os custos maiores são a passagem, que chega a ser 5.000 reais ida e volta, e o valor que você vai trazer para sobreviver aqui pelo tempo que deseja ficar. O visto não é tão caro assim, mas você precisa ter 1.200$ na conta como comprovante de renda.

      Ou seja, pagando tudo bem barato fica mais de 10.000 reais. Por isso digo que é questão de afinidade mesmo. Tem gente que ama a NZ e faz de tudo para vir pra cá, mesmo que seja para passar um mês. Acho que vale mais a pena fazer um curso de longa duração porque pelo menos você consegue trabalhar aqui sendo um estudante, diferente de outros países. O salário semanal sai uns 200$ a 300$, o suficiente para pagar o aluguel pelo menos.

      Foi muita informação, mas espero ter ajudado! hahaha 😀

  2. Camila Faria

    7 de novembro de 2017 at 11:29

    Oi Nath, adorei ler sobre a sua experiência com o inglês aí na NZ. Você acha que o seu inglês tem sotaque neozelandês? Acho bonitinho. 🙂

    1. Nath

      10 de novembro de 2017 at 19:50

      Acho que não hahaha Acho que meu sotaque é mais parecido com o dos americanos, mas uso mais palavras do inglês daqui agora!

  3. Taís

    7 de novembro de 2017 at 11:32

    Bem legal esse teu resumão, Nath!
    Com certeza vai inspirar ou ajudar alguem que pensa em ir pra NZ estudar.. Eu nunca pensei em NZ como um destino pra estudar inglês, mas como eu gosto muito de natureza e aventuras.. quero muito ir pra NZ pra poder explorar essas maravilhas do país. <3 Um sonho!

    1. Nath

      10 de novembro de 2017 at 19:50

      Veeem <3 Aqui é muito bom pra isso! 😀

  4. Claudia Hi

    8 de novembro de 2017 at 00:51

    Adoro suas postagem sobre a Nova Zelândia Nath. A cada dia tenho mais vontade de conhecer toda essa região.

    Me identifiquei muito com a parte em que o pessoal é mais reservado e gosta de silêncio. Não sou nada baladeira então acho que eu iria gostar. Quem sabe um dia…

    1. Nath

      10 de novembro de 2017 at 19:51

      Acho que você iria gostar sim hahaha
      Uma dia você consegue <3

Leave a Reply