Para ver

Dicas de filmes para o Halloween

O Halloween é uma das minhas épocas favoritas do ano, apesar de eu não celebrar tanto assim. No máximo, uma festinha a fantasia e filmes de terror. Decidi juntar alguns dos meus filmes favoritos com uma temática ligada ao Dia das Bruxas. Não são necessariamente de terror — faz anos que não me interesso pelo gênero porque os filmes atuais são bem chatinhos, né?

Da Magia à Sedução

Practical Magic - Halloween

Apesar do nome duvidoso, Da Magia à Sedução é uma história sobre o amor de irmãs. Sally e Gillian Owens são as respectivas irmãs, nascidas numa família de bruxas. Uma das bruxas, chamada Maria Owens, foi exilada em uma ilha muitos anos atrás e esperou a vida inteira para reencontrar seu amante, mas ele nunca apareceu. Ela, então, enfeitiçou a si mesma e morreu. O feitiço se transformou em maldição passada de geração à geração em que consiste na morte dos homens que se apaixonam pelas mulheres Owens.

A história parece ser trágica — e é bem triste no começo — mas o filme é leve e divertido, naquela vibe gostosa de filmes do começo dos anos 2000. Acompanhamos os casos de amor e ódio das irmãs até que o namorado abusivo de Gilliam morre e as irmãs tentam trazê-lo de volta, mas sem sucesso.

É um filme de mulheres para mulheres, com certeza.

Matilda

Matilda - Halloween

Quem nunca viu esse filme,  né? É um exemplar perfeito de coisas que passam na sessão da tarde mil vezes. Matilda é completamente diferente da sua família — gosta de ler, é educada, e inteligente. Ela também possui um dom de mover objetos com a mente que, aos poucos, aprende a controlar. Ela estuda numa escola onde a diretora é maluca por ordem e disciplina e Matilda passa a aterrorizá-la ocasionalmente.

É um filme divertido com cara de Disney, e personagens cativantes dos quais me lembro até hoje. Tem uma pegada bem ‘crianças x adultos’ que eu gostava muito quando era mais nova.

Família Addams 1 e 2

Familia Addams - Halloween

Eu adoro os filmes da Família Addams. São cheios de humor negro e irônico, do jeitinho que eu gosto. Lembro de assistir alguns episódios da série há muuuito tempo, no Nick at Nite, quando também passava ‘A Feitiçeira’ e ‘Jeannie é um gênio’.

O irmão de Gomez Addams, Fester, volta para a família após 25 anos. Ele, na verdade, é um impostor que está seguindo as ordens da mãe para encontrar as riquezas da família, escondidas em um cofre. Logo, eles começam a perceber que Fester pode ser um impostor, pois não se lembra de muitos acontecimentos da infância dos irmãos. Além de ele também não se adequar aos estranhos hábitos da família, como tortura e lutas de espadas até a morte.

O segundo filme é igualmente bom e nós temos mais cenas da Wednesday, a filha do casal, que é muito cínica e má de uma forma divertida, é claro.

Coraline

Coraline - Halloween

Coraline é um filme em stop-motion sobre uma menina que se muda para uma casa nova. Aparentemente, a casa é horrível e cinzenta, com um quintal sem vida e sujo. Os vizinhos também não são do agrado de Coraline. Ela encontra uma passagem na própria casa que a leva para um mundo mágico, o oposto da realidade em que está vivendo. Sua mãe e seu pai são engraçados e atenciosos, seus vizinhos são interessantes, e tudo é colorido e cheio de alegria. Coraline continua a visitar esse mundo, com um gato preto falante como seu acompanhante, até que “sua mãe” a pede para ficar lá para sempre. E, para isso, Coraline tem que trocar seus olhos por botões.

O filme é baseado no livro Coraline, de Neil Gaiman, o qual não fazia ideia que assustaria tantos adultos assim. Confiem em mim: as coisas começam lindas e depois ficam um tanto estranhas e assustadoras.

Espíritos

Espiritos filme - Halloween

Esse é o único filme terrorzão da lista, e também o meu favorito. Eu gosto de filmes de terror com história, não apenas sustos e monstros e o usual blá-blá-blá. Espíritos é um filme tailandês (!) sobre um casal, Tun e Jane, que após atropelar uma menina acidentalmente, passam a ver imagens estranhas em fotos. Tun é fotográfo, aliás. Jane passa a investigar a aparição de sombras estranhas nas fotos, acreditando ser a menina a qual atropelou.

Eu realmente senti medo com esse filme e fiquei intrigada com a história. Super recomendo ele toda vez que me perguntam sobre filmes de terror. Mas, talvez seja difícil encontrá-lo agora que não têm tantas locadoras por aí (me digam se ainda existe na cidade de vocês porque na minha foram extintas faz tempo!).

Às vezes ele passa na TV aberta perto do dia 31 de Outubro.

Beijos,
Nath.

1 Comment

  1. Claudia Hi

    20 de outubro de 2017 at 23:25

    Ah adoro Matilda. É um filme tão bonitinho e engraçado ♥

    Tenho que assistir Da Magia à Sedução. Até hoje não vi tudo.

    E eu morro de medo de Coraline! rs

    Bom Halloween pra você Nath!

Leave a Reply