Nova Zelândia

O que fazer em Auckland: Galeria de Arte

Um passeio legal e free em Auckland é visitar a galeria de arte. Já fui lá três vezes. Duas foram para mostrar o local para amigos e uma foi sozinha para poder aproveitar tudo com mais calma. Gosto bastante de visitar museus e galerias em todas as cidades que vou e demoro 100 anos lendo as informações das obras. É um jeito de aprender sobre a cultura local, história e o que é importante para o país.

A galeria de arte fica bem pertinho da avenida principal, a Queen Street, subindo uma ladeira (Auckland é a cidade das ladeiras e colinas, by the way). Logo na entrada tem alguns funcionários para te guiar. Você deixa sua mochila no porta volumes e recebe um mapa da galeria. Tirei as fotos com o celular porque não sabia se câmeras eram permitidas e acabei nem levando a minha. O passeio demora mais ou menos uma hora e pouco.

Tem alas dedicadas às pinturas e esculturas maoris, a comunidade indígena da NZ, e à momentos históricos mais importantes, como a Segunda Guerra Mundial. As exposições do segundo andar costumam mudar bastante com o passar do tempo, mas o primeiro andar é sempre o mesmo. Eu adoro as pinturas maoris. O nível de detalhe delas é impressionante, mas não podemos tirar fotos de nada na seção deles por algum motivo…

Galeria de Arte Auckland

Uma das obras que mais gostei foram esses recortes. Se não me engano eles contam uma lenda sobre mulheres das ilhas do pacífico ou da cultura maoris. Agora não me lembro qual dos dois (o que é bem chato porque os maoris odeiam ser confundidos com o pessoal das ilhas haha). O ar meio sombrio dos recortes me chamou muita atenção, especialmente o do meio. Pena que não deu para chegar mais perto para tirar uma fotinha melhor!

Galeria de Arte Auckland

Galeria de Arte Auckland

Galeria de Arte Auckland

No segundo andar, tem sempre uma exposição diferente que é paga.  Quando fui tirar as fotos era sobre o corpo humano e não fiquei muito interessada (e o ingresso é 25 doláres!). No ano passado, por um tempo a exposição era sobre a América Latina. Uma das obras brasileiras era um conjunto de pinturas contemporâneas sobre como fazer doce de banana! Infelizmente, não tirei fotos na época.

Além das obras de arte, a galeria também tem um café e uma lojinha de souvernis. É muito difícil encontrar um lugar para sentar na hora do almoço devido aos milhares de estudantes que almoçam ali, e o preço é mais salgado.

Galeria de Arte Auckland

Galeria de Arte Auckland

Galeria de Arte Auckland

Galeria de Arte Auckland

Às vezes têm algumas apresentações de dança e teatro pela galeria. Você vai seguindo os atores/dançarinos por vários lugares enquanto eles contam histórias sobre as obras. É uma experiência bem diferente, mas se você não gostar muito de arte provavelmente não vai achar interessante. Não encontrei nenhuma informação no site para saber como funciona. Quando acompanhei uma (pela metade porque demora um pouco pra terminar), foi totalmente de surpresa!


Local: Corner Kitchener and Wellesley Streets, 1010.
Hora: 10h00 às 17h00 diariamente.
Preço: Grátis.

Beijos,
Nath.

 

5 Comments

  1. Jade

    26 de abril de 2017 at 03:33

    Menina, eu sou apaixonada por arte, museus e histórias. Logo, sempre vou louca atrás para conhecer todos os museus que eu puder conhecer.
    Adorei as fotos que você postou, esse lugar parece ser muito incrível.

    Beijos

    1. Nath

      28 de abril de 2017 at 19:44

      É bem legal. Eu adoro <3

  2. Kamila

    30 de abril de 2017 at 03:53

    Que bacana, Nath! Gostei dessas infos. Muito úteis. Quem sabe um dia iremos visitar a NZ. Beijos e continue nos falando as coisas legais daí.

    1. Nath

      30 de abril de 2017 at 16:20

      Oi Ka! Obg pelos elogios! Apareça mais aqui no blog 🙂

  3. Alê

    26 de julho de 2017 at 08:05

    Oi Nath, adoro museu de arte e já estou anotando todas as suas dicas aqui!

Leave a Reply